Manteiga ou margarina? Qual mais saudavel

Manteiga ou margarina: qual engorda menos? Saiba por qual optar

manteiga ou margarina principal
THINKSTOCK
Um dos lanches mais tradicionais do brasileiro é o popular "pão com manteiga" – mas muita gente, preocupada com o corpo, se pergunta se a manteiga não deveria, na verdade, ser margarina. E não é só para passar pão; a dúvida surge também na hora de usar um dos dois ingredientes para cozinhar, por exemplo. Afinal, manteiga ou margarina: qual é melhor para a saúde? Entrevistamos a nutricionista Tamara Rocha, do Espaço CM Nutrição, para esclarecer tudo tim-tim por tim-tim.
PUBLICIDADE

Qual é mais saudável?

Segundo Tamara, manteiga e margarina engordam são compostas basicamente por gordura – a diferença é que a gordura da manteiga é mais saudável do que a da margarina. Por isso, a manteiga seria a opção mais indicada se você precisar optar entre uma ou outra. "A gordura da manteiga é de origem animal e saturada. A gordura da margarina é de origem vegetal e é gordura trans, considerada mais prejudicial ao organismo do que a primeira", explica. Entre os malefícios da gordura trans, estão o aumento do LDL, que o colesterol ruim, e a diminuição do colesterol de boa qualidade, o HDL, além de um crescimento na gordura abdominal.
Manteiga é mais natural
manteiga texto 2
THINKSTOCKA manteiga não passa por processos industriais e é mais saudável
A nutricionista diz que a manteiga é mais saudável também por ser um produto muito mais natural: composta apenas de creme de leite e sal, ela não passa por nenhum processo químico, ao contrário da margarina, que tem aditivos artificiais e cuja composição é, principalmente, óleo ou gordura vegetal. Submetidos ao processo de hidrogenação, os ingredientes são transformados na perigosa gordura trans.
Além de ser mais natural, a manteiga contém nutrientes importantes, como vitaminas A e E, lecitina e ácido butírico, que contribui para a manutenção da saúde intestinal. Ela também atua como antioxidante, protegendo o corpo dos radicais livres e combatendo o envelhecimento celular.
No entanto, a ideia não é lambuzar o pão de manteiga e abusar na quantidade do ingrediente na cozinha. "Apesar de ser mais saudável, a manteiga é também gordurosa. Em excesso, seu consumo pode causar consequências negativas, como aumento da pressão e doenças cardiovasculares, por exemplo. Tem que ter limite, tudo é uma questão de equilíbrio", diz.

Margarina Becel faz mal?

Samara diz que não recomendaria nenhum tipo de margarina para ninguém, mas, se não houver outro jeito, a opção "menos pior" são as margarinas com quantidades concentradas de fitoesterois. "De fato, elas possuem um efeito positivo na redução da absorção do colesterol intestinal e, consequentemente, na corrente sanguínea", explica. Uma das disponíveis no mercado é a margarina Becel, por exemplo. "Mas, sem dúvidas, a correção dos hábitos alimentares e uma alimentação mais natural terá consequências muito mais benéficas do que passar a consumir esse tipo de margarina", pondera.

Qual o melhor tipo


O ideal é não ultrapassar o consumo de duas colheres de chá por dia de manteiga ou marg
Tanto para a manteiga quanto para a margarina, o mais indicado é consumir as versões sem sal, que têm menos sódio e melhor composição nutricional. Já a manteiga light e a margarina light possuem teor de gordura reduzido e podem ser melhores para quem está de dieta. Mas, ainda assim, Samara prefere sugestões mais naturais, como pastinhas caseiras. "Pasta de grão de bico, pasta de berinjela, de guacamole ou de ervas finas. O importante é variar nas combinações e preferir sempre alimentos naturais", ensina a nutricionista.

Quanto pode consumir?

O ideal é não ultrapassar a quantidade de duas colheres de chá por dia.

Contraindicações

Pessoas hipertensas, obesas, com perfil lípidico alterado, com doenças cardiovasculares ou com histórico de algum desses problemas, além de gestantes, devem ter atenção redobrada com o consumo tanto de manteiga quanto de margarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

400 Receitas Fit + Bônus